Como vender produtos de limpeza: 7 dicas para lucrar mais!
Se você tem habilidade para vendas e quer complementar a sua renda com um negócio lucrativo, trabalhar com itens básicos, como saneantes, é uma ótima alternativa. No entanto, para aumentar seus ganhos no final do mês, é essencial saber como vender produtos de limpeza.
Para você ter uma ideia da rentabilidade do setor, segundo dados da Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Higiene, Limpeza e Saneantes de Uso Doméstico e de Uso Profissional (ABIPLA), em 2023, a produção da indústria cresceu 5.6% em relação ao ano anterior. Na prática, o faturamento atingiu US$ 7,5 bilhões, enquanto que em 2022 alcançou US$ 7 bilhões.
Dentro deste cenário, o Brasil é o quarto maior mercado do segmento no mundo e ocupa uma posição de destaque em vendas na América Latina. Os números mostram uma área promissora para investir.
Neste artigo, mostramos dicas de como vender produtos de limpeza e ganhar dinheiro, além de exemplos de textos prontos para comercializar suas mercadorias.
Boa leitura!
Conheça dicas de como ganhar dinheiro vendendo produtos de limpeza
Mesmo que você seja um vendedor talentoso, quanto mais conhecimento adquirir sobre vendas, melhor será para potencializar os lucros.
Para te ajudar a se destacar em um mercado competitivo, listamos algumas dicas de como ganhar dinheiro vendendo produtos de limpeza. Confira!
1- Conheça seu público-alvo
Essa é uma das orientações mais importantes para saber como vender produtos de limpeza, uma vez que o público-alvo é o foco do seu empreendimento.
Conhecer as necessidades, os gostos e as expectativas dos consumidores ajuda a entender as intenções de compra. Assim, você desenvolve ações estratégicas para alcançar as pessoas certas, oferecer os produtos adequados e fidelizar os clientes.
Leia também: 10 ótimas maneiras de atrair clientes para seu pequeno negócio
2- Estude os concorrentes
Saber quais são seus concorrentes contribui para descobrir os pontos fortes e fracos do mercado. Desse modo, é possível definir táticas para se diferenciar dos demais donos de negócio.
Uma boa ideia para pesquisar a concorrência e acompanhar as tendências do setor é utilizar as redes sociais, como o Instagram. Esse canal disponibiliza recursos de interação que facilitam a obtenção de informações.
Neste estudo, aproveite para adquirir produtos de limpeza de outros empreendedores do seu segmento de atuação. Dessa maneira, você vive a experiência de compra oferecida e descobre meios de se diferenciar.
3- Domine seus produtos
Esta dica é determinante para ter sucesso na empresa. Portanto, quanto mais aprender sobre os detalhes dos seus produtos, mais propriedade você terá para abordar os clientes e estimulá-los a comprar.
Para tanto, estude, domine as características e diferenciais das mercadorias, teste cada uma e se coloque no lugar dos compradores para oferecer soluções que atendam suas necessidades.
Se precisar aperfeiçoar seu discurso de vendas, invista em treinamento.
4- Organize seus contatos
Antes de ligar ou enviar mensagens de WhatsApp para os clientes, organize os contatos, de preferência, separe-os por categorias.
Essa estratégia ajuda a planejar um cronograma segmentado por público e estabelecimentos para iniciar as vendas. A classificação também facilita a elaboração de uma abordagem específica para cada área.
5- Seja objetivo no discurso de vendas
Ao se aproximar dos consumidores, vá direto ao ponto, sem enrolação. É importante ter um discurso básico, que demonstre segurança na fala e destaque as qualidades e as vantagens dos produtos de limpeza. Para tal, use exemplos de empresas ou pessoas que já compraram suas mercadorias.
Ter uma oratória objetiva evita se tornar um vendedor inconveniente.
6- Monte kits de produtos
Quer oferecer uma opção diferenciada para seus clientes terem uma boa experiência? Crie kits exclusivos, que aumentem a percepção de ganho.
Com esses conjuntos, você possibilita ao público adquirir mais itens em uma mesma compra. Assim, o custo-benefício da aquisição e do frete aumenta.
Na hora de elaborar suas embalagens, inclua artigos de limpeza personalizados para diferentes perfis de público e tipos de limpeza (leve, pesada e delicada). Aproveite para adicionar acessórios, como esponjas e panos.
E não se esqueça de dar descontos especiais para atrair a clientela!
7- Divulgue nas redes sociais
Utilize as redes sociais a seu favor para vender produtos de limpeza. Afinal, o canal funciona como uma vitrine para mostrar a variedade de itens para os consumidores.
Para realizar uma boa divulgação, invista nos seguintes pontos:
- descreva as mercadorias detalhadamente e informe a composição, o preço, o modo de usar, os benefícios e os diferenciais;
- capriche na qualidade das fotos para gerar interesse;
- divulgue as promoções em datas especiais, como dia das mães e Natal;
- produza conteúdo relevante e direcione para o seu WhatsApp de vendas.
Aproveite para ler: 7 ideias de promoção para atrair clientes e aumentar suas vendas!
Vender produtos de limpeza dá lucro?
Como mencionamos, o mercado de produtos de limpeza está em expansão, e a cada ano, as vendas aumentam.
Portanto, vender produtos de limpeza dá lucro. Porém, existem maneiras de potencializar os ganhos financeiros neste tipo de negócio. Veja a seguir!
Escolha produtos de qualidade
Selecionar itens de qualidade e de marcas confiáveis impacta, positivamente, as vendas.
É importante ter em mente que o mercado de materiais de limpeza é concorrido. Então, para se destacar e gerar interesse nos consumidores, trabalhe com mercadorias diferenciadas e eficazes.
Assim, seu empreendimento ganha a confiança dos compradores e eles voltam a adquirir com você.
Uma boa dica é testar todos os materiais que vende antes de abastecer o estoque.
Utilize boas estratégias de vendas
Existem muitos negócios que comercializam itens de limpeza, mas não investem em estratégias de vendas.
Logo, quem define e estuda o público-alvo, analisa os concorrentes e faz a abordagem adequada junto aos clientes, por exemplo, se diferencia dos demais empreendimentos.
Escolha bons fornecedores e tenha preços competitivos
A escolha de bons fornecedores é indispensável para ter mercadorias de qualidade e eficientes. Com esse objetivo, pesquise sobre a reputação da empresa, a qualidade do atendimento, o prazo de entrega e as condições de pagamento.
Para praticar preços competitivos, procure marcas que vendem produtos de limpeza por atacado. É uma forma de comprar com valores mais em conta e uma maneira prática de abastecer seu estoque.
Vender produtos de limpeza é crime?
Vender produtos de limpeza não é crime. No entanto, quem atua nesse setor tem que atentar às exigências específicas, como licenças sanitárias, alvarás de funcionamento e eventuais registros em órgãos, como a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A instituição é responsável por regular e fiscalizar mercadorias e serviços que impactam a saúde pública no Brasil.
Esses documentos são vitais para evitar problemas legais e transmitir credibilidade aos clientes.
É importante destacar que alguns saneantes, considerados de risco 2, precisam de registro. Para saber quais itens fazem parte dessa classificação, acesse o RDC Nº 59/2010 no site da Anvisa.
Os empreendimentos que comercializam materiais com categorizações incorretas estão sujeitos a enfrentar consequências legais, como multas, apreensão dos artigos e ações criminais.
Exemplos de textos prontos para vender um produto de limpeza
Agora que você entendeu como vender produtos de limpeza, chegou o momento de aprender a divulgar suas mercadorias para os clientes.
Confira abaixo alguns exemplos de textos prontos para vender um produto de limpeza nos seus canais de comunicação.
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Use as dicas de como vender produtos de limpeza e fature mais!
Preparado para aplicar as nossas dicas de como vender produtos de limpeza no seu negócio? Você vai se surpreender com a quantidade de clientes que vai atrair.
Para facilitar a divulgação do seu empreendimento e controlar as vendas, organize seus produtos em um catálogo on-line.
O aplicativo do Blup é uma ferramenta prática que exibe suas mercadorias em um único local para compartilhar com os clientes pelo WhatsApp ou por outros canais.
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