Como abrir uma loja de roupa gastando pouco? GUIA para vendas
Está pensando em empreender no setor de vestuário, mas não sabe como abrir uma loja de roupa gastando pouco? Você está no artigo certo para aprender como começar a vender roupa.
O momento é ideal para iniciar um negócio no mercado de moda, pois o setor fechou 2023 com um crescimento de 6,8% em relação a 2022, o que representa R$ 221,6 bilhões, segundo a pesquisa do IPC Maps, divulgada em dezembro de 2023.
A pesquisa ainda destaca que de 2022 até o fim de 2023 mais de 15 mil lojas varejistas de vestuário, calçados e itens de viagens foram abertas no país.
O Brasil está em nono lugar no ranking mundial de consumo de roupas e acessórios, ou seja, existe um enorme público em potencial para ser alcançado e você pode conquistar uma parcela desses consumidores.
Para isso, é fundamental saber o que precisa para começar e quais são as etapas básicas para estruturar um pequeno negócio sem gastar muito para que ele cresça e gere lucro.
Continue a leitura do artigo e confira!
O que precisa para abrir uma loja de roupas?
Para abrir uma loja de roupas, é fundamental cumprir os seguintes passos:
- formalizar o negócio: se tornar um MEI ajuda a ter credibilidade no mercado, permitindo o acesso a bons fornecedores, além de reduzir a carga tributária (impostos);
- definir o público-alvo da loja: saber para quem você deseja vender ajuda a definir o tipo de produto que irá trabalhar e a conhecer as necessidades desse público;
- fazer uma pesquisa de mercado: buscar nas redes sociais por lojas do mesmo nicho que o seu para identificar produtos com pouca oferta e diferenciais para sua loja;
- conhecer a concorrência: é importante saber o que os concorrentes estão vendendo, como interagem com o público, facilidades que oferecem ou deixam de oferecer, etc.
- aprender sobre marketing digital: a divulgação da sua loja é fundamental para atrair clientes, por isso, estude a versão comercial de aplicativos como Instagram, WhatsApp e Facebook.
Leia mais: Quer empreender? Dicas sobre como administrar um pequeno negócio.
Abrir uma loja física requer alugar ou comprar um ponto, o que gera um alto investimento inicial.
Por isso, recomendamos começar com uma loja on-line ou vender para conhecidos, para depois estudar a abertura da loja física.
Como abrir uma loja virtual de roupa?
Após cumprir os passos acima, as próximas etapas envolvem as definições essenciais para que seu negócio comece bem estruturado no mercado e consiga escalar as vendas de forma controlada e organizada. Confira!
1. Escolha um estilo de roupa para vender
A escolha do estilo de roupa é uma etapa fundamental de como abrir uma loja de roupa. A decisão pode ser pautada na sua familiaridade com o nicho, por exemplo, roupa de academia.
Se você consome, conhece os melhores tecidos, acabamentos mais confortáveis e outras características relevantes para a escolha, pode se dar bem vendendo esse tipo de peça.
Outros critérios que ajudam na escolha são: saber o que as pessoas mais buscam e o tipo de roupa com mais fornecedores disponíveis.
DICA: converse com outros pequenos empreendedores (amigos ou vizinhos) que já estão no mercado e pesquise inspirações no Instagram e no Facebook. Assim, você terá uma ideia do potencial de vendas.
2. Selecione fornecedores confiáveis
Uma vez definido o nicho de vestuário no qual você irá atuar, o próximo passo para abrir uma loja de roupa gastando pouco é selecionar fornecedores confiáveis.
Pesquise na internet e nas redes sociais por revendedores de atacado e, se possível, visite centros comerciais atacadistas para conhecer marcas confiáveis e descobrir novas, fora do radar dos concorrentes.
Com a pesquisa, você faz uma análise precisa do custo-benefício de cada fornecedor e verifica se consegue viabilizar financeiramente a abertura da loja.
DICA: busque fornecedores com preço atrativo, mas também com material de qualidade, forma de pagamento flexível (para ter um bom controle do fluxo de caixa) e bom prazo de entrega (para garantir as reposições).
Leia também: Como fazer controle de estoque para um pequeno negócio?
3. Comece fazendo a venda on-line
Como já dissemos, optar pela venda on-line reduz os custos iniciais da operação. Uma loja física tem custos elevados, portanto, é mais seguro criar um canal de venda digital no começo.
Uma alternativa com custo zero é vender pelo WhatsApp. Use uma plataforma para criar um catálogo online que permita o compartilhamento por link, facilitando a escolha dos clientes.
Fazer as vendas pelo Instagram é outra alternativa, que pode ser executada com a estratégia do WhatsApp. Assim, você atende cada cliente no seu canal de preferência.
Os canais ainda facilitam a divulgação de novidades, ações especiais, como ofertas relâmpago e promoções do tipo “última chance” de peças com baixo estoque.
Leia mais: 10 dicas de como tirar fotos de produtos e aumentar as vendas.
4. Determine as formas de pagamento
Para abrir uma loja de roupa online, é fundamental determinar quais serão as formas de pagamento oferecidas. Afinal, o cliente não estará fisicamente fechando a venda, portanto, você precisa reduzir qualquer risco de calote.
Se decidir vender “fiado” tenha um sistema de controle de vendas, onde poderá anotar o nome dos clientes e definir lembretes para cobrá-lo na data acordada.
Outra alternativa útil é ter uma ferramenta que gere links de pagamento, pelo qual o cliente pode pagar no crédito, débito ou Pix no próprio aplicativo bancário, assegurando o recebimento.
5. Monte um plano de negócios
O passo final de como abrir uma loja de roupa gastando pouco é organizar toda a estratégia acima em um plano de negócio com projeções de gastos financeiros (investimento inicial, projeção de retorno após 6 meses e 1 ano), controle de caixa (entradas e saídas) e lucro por período.
Além de acompanhar o progresso do seu negócio, você controla todos os gastos, evitando decisões arriscadas e redefinindo estratégias para reduzir riscos com cuidado.
Facilite o processo de ter uma loja de roupa
Com as dicas para abrir uma loja de roupas acima, você pode começar o seu negócio com a segurança de que tem um objetivo claro e oportunidade para crescer, sem perder vendas por falta de controle ou planejamento.
E já que o objetivo é gastar pouco, você vai gostar de conhecer o Blup, um aplicativo de organização e controle de vendas para quem está começando. Nele, você encontra todas as funcionalidades para gerenciar o seu negócio gratuitamente.
O app gerencia as guias do DAS MEI, tem um caderninho virtual para anotar as vendas e opção de configurar lembretes de cobrança, gera links de pagamento, cria catálogo on-line de produtos e muito mais!
Baixe o aplicativo para o seu sistema operacional, seja Android ou iOS, e comece hoje mesmo a organizar sua loja virtual de roupas! O vídeo abaixo mostra como funciona a tela inicial do Blup, confira!