Como vender doces? GUIA para dar os primeiros passos
Quer transformar seu hobby em negócio, mas não sabe como vender doces profissionalmente nesse mercado tradicional, mas bastante concorrido? Neste artigo, reunimos dicas para te ajudar a dar os primeiros passos.
Você que compra seus ingredientes e prepara seus doces com todo carinho, saiba que as possibilidades de sucesso são grandes.
Segundo uma pesquisa da Mordor Intelligence, a estimativa é que o tamanho do mercado de doces cresça de US$ 66,65 bilhões, valor alcançado em 2023, para US$ 80,39 bilhões até 2028.
Com a popularização dos novos formatos de venda, o comércio de doces hoje acontece muito além das lojas físicas. O mercado digital ganhou espaço e, por isso, é fundamental planejar a abertura do negócio, considerando esse aspecto.
Por isso, entender como o mercado funciona é essencial para aprender a ganhar dinheiro vendendo doces. Continue a leitura e saiba quais são os primeiros passos e os tipos de produtos que podem fazer parte do seu cardápio.
Boa leitura!
O que eu preciso para começar a vender doces?
Os primeiros passos de como vender doces são estratégicos, pois é o momento em que você define qual será seu posicionamento de mercado e o que fará de diferente dos seus concorrentes.
Para facilitar os primeiros passos, acompanhe o guia abaixo e aprenda o que é preciso definir para aprender como vender doces por encomenda ou pelo iFood.
1. Tenha um diferencial único e preciso para seus produtos
O primeiro passo de como vender doce, seja em uma loja virtual ou física, é estabelecer o diferencial do(s) produto(s) que você deseja colocar no mercado, ou seja, a característica única e precisa que cada item terá, como um ingrediente secreto ou uma receita de família.
Essa definição será importante para entrar no mercado como uma novidade, mesmo que você venda um produto tradicional, como brigadeiro, trufa ou brownie.
Por exemplo, suponha que você venda para pessoas intolerantes ao glúten e a lactose. Além de executar a técnica de fabricação correta, com as substituições necessárias, você pode apostar em embalagens criativas para atrair os clientes e valorizar a finalização dos doces.
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2. Monte um plano de negócio
O plano de negócio é a parte mais burocrática de como vender doces, mas necessária já que estamos falando de sair do hobby e trabalhar com a venda profissional, certo?
O objetivo do documento é descrever os objetivos que você deseja alcançar com o seu negócio e o que será necessário levantar para começar com segurança, reduzindo os riscos e incertezas do mercado.
Inclua nesta etapa o planejamento financeiro que envolve o levantamento de todos os gastos com a nova empresa, desde a formalização como MEI até o investimento em matéria-prima, equipamentos e marketing.
3. Priorize a saudabilidade do cardápio
A saudabilidade não é uma palavra comum, mas o seu significado é. O termo quer dizer “qualidade do que é saudável”. Priorizar esse aspecto no seu cardápio é um diferencial atraente para o público consumidor.
Isso porque a saudabilidade prioriza a qualidade nutricional, retirando das receitas ingredientes ‘não saudáveis’ e incluindo outros com mais benefícios, como cacau, frutas, oleaginosas, recheios de frutas, entre outros.
O motivo para investir nesse aspecto não é necessariamente ter um cardápio “fitness”, mas, sim, oferecer para sua clientela a oportunidade de consumir doces nutritivos e saborosos em vez de alimentos cheios de aditivos químicos e conservantes.
Percebe a diferença? Esse, inclusive, é um excelente diferencial para valorizar sua marca!
4. Adote uma operação de vendas phygital
O termo phygital é a união das palavras em inglês “physical” (físico) e “digital” (digital). Isso significa montar uma operação de venda que una a experiência de comprar tanto em uma loja física quanto na virtual.
O objetivo é oferecer o máximo de conveniência aos futuros clientes, permitindo que eles tenham a flexibilidade de receber em casa por delivery, ou ir até o estabelecimento quando estiverem próximo ao seu endereço.
Caso você comece a vender doces no iFood em um primeiro momento, se esforce para criar a melhor operação, com um sistema de atendimento e entrega ágeis para adicionar o ponto de venda futuramente mais preparado.
Leia mais >>> Guia completo para 2024: como criar um catálogo grátis.
5. Crie um perfil nas redes sociais
A divulgação é um ponto fundamental para vender doces e, hoje, com as redes sociais, você pode conquistar uma boa clientela, divulgando fotos e vídeos saborosos dos seus produtos.
Crie um perfil em redes sociais populares, como Instagram, TikTok e Facebook para divulgar seu cardápio. Lembra do ditado “uma imagem vale mais que mil palavras”? Esse deve ser o mote do seu marketing.
Capriche nas fotos dos seus doces, mostrando o acabamento e a embalagem em detalhes. Outra dica é fazer vídeos de como você embala cada tipo de doce e o que utiliza para deixar o produto seguro para entrega.
Quais os tipos de doces mais vendidos?
Os tipos de doces mais vendidos variam dependendo do nicho que você escolher. Entre os doces tradicionais, o brigadeiro e o bolo são carros-chefe. Entre os itens que fazem sucesso nas vendas, estão:
- trufas ou bombons;
- brownie;
- doces no pote;
- palha italiana;
- tortas em pedaço;
- doces veganos;
- compotas;
- pipoca gourmet;
- cupcakes, entre outros.
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Simplifique a organização para vender doces na rua
Gostou das dicas de como vender doces? Agora, você está pronto para começar, seja vendendo na rua, no iFood ou em uma loja física!
Para garantir que seu negócio cresça no mercado, invista na organização dos processos, desde a criação do catálogo de produtos até a venda por canais digitais, como oWhatsApp.
O Blup é o aplicativo ideal de organização e controle de vendas para quem está começando um negócio, uma vez que auxilia no monitoramento das tarefas mais importantes, como a criação de um cardápio digital que pode ser compartilhado com seus contatos!
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